ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE LEIRIA

A Escola Superior de Saúde de Leiria é uma das mais antigas e prestigiadas Escolas do Ensino Superior da Cidade de Leiria. Foi criada em 1973 com a denominação de Escola de Enfermagem de Leiria. Em 1989, as Escolas de Enfermagem são convertidas em Escolas Superiores, devido ao desenvolvimento do ensino e por motivo de convergência e harmonização com os padrões internacionais. Em Janeiro de 2001, há uma nova viragem na história da instituição, com a integração no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) que é hoje o terceiro maior instituto politécnico do país.

Em Fevereiro de 2005, um novo acontecimento marca a história da Escola, a sua transformação em Escola Superior de Saúde de Leiria. Mais do que uma mudança de nome, esta alteração significa acima de tudo, a possibilidade de concretizar o alargamento de um projecto educativo de nível superior para lá do limite exclusivo de formação em Enfermagem a que a Escola, por efeitos simples de designação, estava limitada.

Em 2009 esse projecto de alargamento da oferta formativa, finalmente principiou-se com as Licenciaturas em Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. Em 2010 a oferta é alargada também à Licenciatura em Dietética.

A associação de estudantes iniciou a sua actividade em 1988, tendo organizado um Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE) na década de 90.

Actualmente, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Leiria (AEESSLei) apresenta uma relação sólida quer com os estudantes, quer com a Direcção da ESSLei, tentando colmatar as falhas que foram surgindo ao longo da evolução da Escola e também da própria AE.

A AEESSLei apresenta o seu espaço físico no piso -1 do edifício da ESSLei o qual está à disposição de todos os estudantes.